O Batalha Centro de Cinema vai abrir portas já dia 9 de dezembro. Restaurado e com um toque bem moderno, abre as portas ao público no inicio de dezembro.
Batalha Centro de Cinema abre as portas ao público em dezembro
O presidente da Camara Municipal do Porto, Rui Moreira, anunciou numa conferência de imprensa que o Batalha Centro de Cinema iria abrir portas ao público no dia 9 de dezembro. Rui Moreira apresentou ainda a programação artística durante a conferência.
A primeira temporada vai arrancar com trabalho de Claire Denis
A estrutura programática vai ser organizada semestralmente, vai incluir monografias e ciclos retrospetivos de obras e práticas de cinema individuais, assim como, movimentos; ciclos discursivos/temáticos, onde irá ser debatido assuntos políticos, filosóficos e culturais através do cinema.
O grande ponto-chave deste programa é a ligação com a comunidade. O objetivo é introduzir uma dimensão programática, onde, em primeira linha se trabalhe, a inclusão social e cultural.
O programa completo para dezembro e janeiro, já estão disponíveis no website e em outras plataformas de comunicação.
Intervenção do edificio a cargo do Atelier 15
Toda a empreitada do edíficio esteve a cargo do Atelier 15, onde foi visada a reformulação e remodelação do espaço, com a filosofia das condições originais.
Para além das duas salas de projeção, o Cinema vai integrar uma sala com apenas 40 metros quadrados, dedicada à instalação de filmes e uma biblioteca dedicada à Sétima Arte.
O arrendamento está a cargo da Câmara Municipal do Porto, que arrendou por um período de 25 anos à família Neves Real, atuais proprietários do edíficio.
As bilheteiras abriram no dia 17 de novembro, mas o cinema só abrirá a 9 de dezembro como já foi falado neste texto.
O Cinema vai assim uma década depois retomar a sua função na cultura, com foco na Sétima Arte.
Fotografia Imagem de Destaque por: Luis Lima