Os teóricos Bill Nichols e Paula Rabinowitz vão estar no Porto para orientar duas masterclasses gratuitas. Fá-lo-ão no âmbito do Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia, cuja 7.ª edição acontece entre 15 e 20 de outubro.
A masterclass “In the Beginning”, orientada por Bill Nichols, acontecerá a 17 de outubro, quarta-feira, às 15:00, no Passos Manuel. Parte de exemplos de documentários para posteriormente examinar as cenas de abertura dos filmes e como estas se relacionam com o sucesso de uma obra. Os inícios, como aliás Roland Barthes e muitos outros argumentaram, definem mais do que o plano. Estabelecem a questão fundamental, o mistério básico ou a necessidade que o filme irá abordar e resolver. Esta masterclass lança questões como: serão as cenas de abertura dum documentário apenas uma maneira de dar o pontapé inicial? Serão secundárias ao núcleo do filme que lentamente se desdobra e se torna mais complexo e intenso? Ou serão absolutamente cruciais para o sucesso do filme como um todo?
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Crítico de cinema e teórico norte-americano, Nichols é conhecido pelo seu trabalho pioneiro como fundador do estudo contemporâneo do documentário. Editou Movies and Methods, vols. 1 e 2, trabalhos que ajudaram a estabelecer os Estudos de Cinema como disciplina académica. É consultor de realizadores de documentários e escreve regularmente sobre filmes, tendo integrado igualmente júris de diversos festivais de cinema.
Similarmente, no dia 19 de outubro, sexta-feira, também às 15:00 no Passos Manuel, Paula Rabinowitz orienta a sua masterclass. É denominada: “Cold War Dads: Fathers and the National Security State”. O projeto inclui um livro de memórias que investiga dois pais da Guerra Fria, da autora e do seu marido. O primeiro era um engenheiro responsável pelo Projeto Defender da ARPA e o segundo um editor e tradutor banido pela lista negra, investigado pelo FBI como espião comunista.
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Este é um exame de dois homens na periferia da história cujas vidas assumiram um estatuto emblemático durante as décadas de 1950 e 1960, mas cujas histórias devem ser vistas pelas lentes das décadas de 1930 e 1940 e os poderosos impactos do Partido Comunista e da Segunda Guerra Mundial. Nesta investigação, Rabinowitz descobre tensões de segredos pessoais e nacionais de segurança escondidos no ADN do folclore familiar. Usando histórias orais, diários e memórias não publicadas, registos públicos (incluindo materiais desclassificados do Projeto VENONA, o FBI e o Departamento de Defesa), cultura popular e histórias publicadas da Guerra Fria, Rabinowitz pesquisa entre a miríade de fragmentos de memórias, fatos, fantasias e afetos que contribuíram para os espaços de ignorância no conhecimento coletivo.
Paula Rabinowitz é Professora Emérita de Inglês na Universidade de Minnesota. Com American Pulp: How Paperbacks Brought Modernism to Main Street ganhou o Prémio DeLong de 2015 para livros de História. Os seus inúmeros ensaios versam sobre os papéis interconexos do cinema, fotografia, trabalho, género, literatura, espaço e objetos na formação dos modernismos americanos do século XX.
As duas masterclasses resultam da parceria entre o Balleteatro e o Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. São ambas de frequência gratuita mediante a inscrição antecipada no site do festival.
Com o seu tradicional enfoque nas paisagens familiares e no cruzamento entre a intimidade e o olhar etnográfico, o Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia leva assim, entre 15 e 20 de outubro, ao Passos Manuel, Maus Hábitos e Coliseu do Porto Ageas, um programa variado que inclui sessões competitivas, eventos performativos e vídeo-instalações.