Faleceu aos 83 anos a eterna atriz dos filmes de Ingmar Bergman, a sueca Bibi Andersson, conhecida pelos seus papéis em “Persona” e “O Sétimo Selo”, segundo informação veiculada pelo jornal de Estocolmo Aftonbladet.
A sua morte foi confirmada pelo seu porta-voz Martin Frostberg, segundo informação veiculada pela Associated Press.
Em declarações ao jornal Aftonbladet, a realizador e amiga da atriz Christina Olofsson confessava a sua tristeza pela partida de Bibi, apesar de já ser esperada, tendo em conta o seu estado de saúde atual.
Bibi Andersson havia sofrido um ataque de coração em 2009 enquanto vivia em França com o marido Gabriel Mora Baeza. Voltou à Suécia para cuidados hospitalares e acabaria por ficar numa casa de repouso desde então.
Andersson interpretou diversas personagens em filmes clássicos de Ingmar Bergman, tornando-se conhecida pela sua participação, nos anos 50, nomeadamente, em “O Sétimo Selo” e “Morangos Silvestres”.
Continuaria a trabalhar nos anos 60, 70 e décadas subsequentes e pelo menos até 2007, com papéis em cerca de 50 filmes, tais como “Persona”, “O Amante” e “Cenas da Vida Conjugal”.
Em 1963, no 13º Festival Internacional de Cinema de Berlim, Bibi ganhou o Urso de Ouro de melhor atriz pelo seu papel no filme de Vilgot Sjöman “Älskarinnan”.
Vê também: Snu – Uma vontade de ajudar a mudança
Em 1968, haveria de ser nomeada para prémio de melhor atriz estrangeira nos BAFTAs pelos seus papéis em dois filmes: “Persona” e “Minha irmã, meu amor”.