Talking Points #1 – Netflix: Entre festivais e Óscares

No início de 2019 o Cinema Pla'net lança uma nova rubrica, um debate por mês sobre os acontecimentos que marcam a atualidade cinematográfica e televisiva.
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Cannes vs Veneza

Netflix

Após uma longa batalha entre Cannes, Netflix e os exibidores franceses, o diretor do festival, Thierry Frémaux, anunciou que os filmes de plataformas de streaming sem estreia garantida nos cinemas franceses ficariam automaticamente banidos de competir na seleção oficial do festival.

Sem vontade de exibir os seus filmes em secções com ‘menos visibilidade’, a Netflix levou os seus 6 projetos para Veneza, incluindo “O Outro Lado do Vento” de Orson Welles e “22 de Julho” de Peter Greengrass e acabando por vencer o Leão de Ouro por “Roma” de Alfonso Cuarón e melhor argumento com “A Balada de Buster Scruggs” de Ethan e Joel Coen.

Agora que Veneza teve tanto destaque com os filmes Netflix que estreou, o que pensam da decisão de Cannes?

MR: Por um lado compreendo a decisão de Cannes, que pensa que o modelo clássico de exibição é a única forma de garantir o futuro das salas de cinema. No ano anterior, a Netflix competiu no festival depois de prometer que ia tentar arranjar um ponto em comum com os exibidores. Quando tal não aconteceu e os filmes não passaram pelas salas, o festival sentiu que a confiança tinha sido traída e decidiu mudar as regras. O problema é que o Festival de Cannes está a ficar ultrapassado e depois de em 2017 entrar no caminho certo ao aceitar filmes vindos do streaming, em 2018 retrocedeu e passou totalmente despercebido, com uma edição que caiu praticamente no esquecimento depois do êxito tremendo da Netflix em Veneza.

DP: Cannes quis manter-se elitista talvez?…Não sei o suficiente sobre o assunto mas talvez tenha sido um erro fechar portas àquele que parece ser o futuro do cinema. Ou pelo menos um meio importante de levar o cinema de qualidade ao espectador que não tem dinheiro para ir aos cinema 5 a 7 vezes por semana para ver todas as estreias.

BM: Cannes é cliché e acredito que mais tarde irão perceber que foi um erro.

JLS: Em relação a Cannes, a lengalenga das liberdades deles é a mesma, mas pessoalmente acho que é só elitismo. É que vai para além de algo fútil como os prémios, estão deliberadamente a retirar um meio de exposição aos filmes.

RF: Sobre a decisão de Cannes, o sentimento é de incompreensão.

Netflix

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