Let’s Talk #61 – Zachary Quinto falou-nos sobre “NOS4A2”, nova série AMC

Tabela de Conteúdo

Mais conhecido pelo papel de Spock na nova trilogia de “Star Trek”, Zachary Quinto veio a Portugal apresentar a adaptação televisiva da AMC de “NOS4A2”

O Cinema Pla’net, agradece ao CANAL AMC pela possibilidade de ter estado à conversa com o ator, que fez uma visita a Portugal para nos falar sobre “NOS4A2”.

Trouxe para esta personagem algo que aprendeu com personagens anteriores ou foi uma página em branco?

Penso que cada personagem que interpretamos é influenciada pelas que já interpretámos. Enquanto atores acho que faz parte do processo e a experiência é cumulativa, tanto a nível criativo como profissionalmente. Não construí de forma consciente esta personagem em torno de outras que já interpretei, mas o facto de ter interpretado vários arquétipos de vilão ao longo da minha carreira serviu de ponto de partida e acho que não teria sido o caso se não tivesse interpretado esses papéis anteriormente.

Gosto de interpretar personagens dinâmicas e complexas. Procuro papéis de vilões como qualquer outro papel. Ao mesmo tempo que gosto de explorar território, também é importante regressar às origens e àquilo que as pessoas também gostam de me ver interpretar.

No entanto, o Charlie não se vê como um vilão, acredita que está a agir no melhor interesse das crianças e é o que o torna tão interessante. Ele age de acordo com o seu próprio trauma de negligência e abuso parental e acredita genuinamente que está a oferecer a estas crianças uma vida melhor que aquela a que estavam a ser sujeitos pelos pais. Claro que é um vilão, claro que é mau, mas é maluco e interessante.

Para além de que é um desvio do arquétipo do vampiro. O Charlie Manx é uma extensão do carro e vice-versa, estão interligados e são manifestações um do outro. É interessante esses temas seguirem a linhagem do Stephen King [“Christine”, “From a Buick 8″…], com o Joe Hill a prolongar o legado do pai, ao mesmo tempo que é dono da sua voz e do seu talento e respeito muito isso.

A dinâmica entre os atores e a preparação para o papel:

Passei muito tempo com o Ólafur Darri Ólafsson na parte da frente daquele Buick e nunca nos fartámos um do outro, foi muito divertido de o ver, acho que o Bing Partridge pode tornar-se uma personagem favorita dos fãs. É um homem grande que usa o seu tamanho e força com muito talento, ao mesmo tempo que é muito recatado. Sinto que isso criará uma ligação forte com os espectadores.

A Ashley Cummings é maravilhosa e nesta série tem um dos seus primeiros grandes papéis, portanto, considero-a como uma atriz a ter debaixo de olho no futuro, tem um grande potencial e é bom fazer parte do início da jornada de alguém.

Houve muita preparação física. Para o design da personagem tivemos a sorte de conseguir o Joel Harlow, que já foi galardoado com um Óscar pelo seu trabalho de caracterização e com quem já tive o prazer de trabalhar anteriormente [venceu o Óscar com “Star Trek” e foi nomeado por “O Mascarilha” e “Star Trek: Além do Universo”].

Trabalhámos juntos no design da personagem e enquanto ele preparava a caracterização, eu trabalhava a ligação entre a parte física e psíquica, por causa das diferentes idades (40, 65, 85, 105 e 135 anos). Também tive de escolher um padrão vocal para a personagem ao longo do seu envelhecimento.

Entre Spock e Charlie Manx, qual apresentou um maior desafio?

Com o Spock há uma expectativa, porque as pessoas já viram o Leonard Nimoy incorporá-lo. Com Charlie Manx o grande desafio foi interpretar uma personagem tão longe de quem eu sou na vida real, as diferentes idades por que atravessa e ter a certeza de que estou a honrar o livro e a imaginação retorcida do Joe Hill. Mas obviamente que acho que toda a jornada para me tornar o Spock foi claramente o maior desafio que já tive na minha carreira, por causa de tudo o que já vinha de trás, todas as expectativas e receios.

Neste caso o “NOS4A2” é uma série original, é algo que estamos a partilhar com as pessoas pela primeira vez e claro que tira um pouco a pressão mas a minha preocupação era mesmo de honrar a personagem e o livro e ter a certeza de que estou a trazer vida àquela figura literária numa maneira que reflete as origens da história que quer contar.

As escolhas de Zachary Quinto no género de terror…

Gosto de bons filmes. Não interessa o género, desde que sejam bons. Mas no terror há um pequeno filme de Brad Anderson, “A 9ª Sessão” que é muito assustador e bem feito e ficou-me marcado, deve ser o meu favorito. Mas claro que há outros que também gostei muito, o “Poltergeist” meteu-me mesmo muito medo em criança, mais recentemente “The Haunting of Hill House” estava muito bem feito e era assustador à sua maneira, tal como “Hereditário”, um filme com resultados completamente inesperados.

Que projetos está a desenvolver neste momento?

Antes de uma segunda temporada da série, vou começar um filme, “The Boys in the Band”, a adaptação de uma peça da Broadway em que participei no verão passado [de Joe Mantello, com Matt Bomer e Jim Parsons, sobre um grupo de amigos homossexuais que descobre as falhas na sua amizade ao longo da noite de aniversário de um deles]. Estamos a fazê-lo para a Netflix e começamos a gravar em Julho.

Enquanto ator acho que estou pronto para histórias mais assentes na realidade, depois de tantos papéis mais fantasiosos. Não é como se tivesse um plano, mas é o que sinto neste momento. Acho que é a oportunidade de partir para outras maneiras de contar histórias.

Adoraria realizar mas tenho de encontrar a história certa. Ainda estou a tentar encontrar o caminho para o que quero, quer seja uma curta, uma longa-metragem, um episódio de uma série. A minha casa de produção aposta em histórias inteligentes de realizadores no seu primeiro projeto.

A 29 de Julho a AMC Portugal transmite os dois últimos episódios da primeira temporada de “NOS4A2”, cuja segunda temporada foi confirmada pelos produtores da série durante a San Diego Comic Con.

 

O que achaste? Segue-nos @cinema_planet no Instagram ou no @cinemaplanetpt Twitter.

Partilha este artigo:
Translate »