Nasceu precisamente há 120 anos, mas o seu cinema continua relevante, icónico, exemplar. Especial Clássicos: Alfred Hitchcock, um especial obrigatório com os maiores clássicos do suspense, a ver em estreia exclusiva no TVCine 2, de 24 de outubro a 5 de dezembro, sempre às quintas-feiras, às 22h00.
Ver também: Estreias Canais TVCine & Séries | “Pedro e Inês” estreia a 23 de outubro
O cenário do duche em Psico, o ataque na bomba de gasolina em Os Pássaros ou até mesmo a observação da vida dos vizinhos em Janela Indiscreta, são simultaneamente algumas das mais memoráveis e tensas cenas da história do cinema e todas saíram da mente brilhante do mesmo realizador, Alfred Hitchcock. Ele é o mestre do suspense e considerado por muitos, o melhor realizador de todos os tempos. Em outubro, novembro e dezembro, os Canais TVCine celebram a carreira deste realizador instrumental na forma como hoje conhecemos o cinema. Uma oportunidade para ver ou rever aqueles que são alguns dos seus filmes mais emblemáticos e que se tornaram objetos de culto da humanidade. Especial Clássicos: Alfred Hitchcock, um especial obrigatório, a ver em estreia exclusiva no TVCine 2, de 24 de outubro a 5 de dezembro, sempre às quintas-feiras, às 22h00.
Para o crítico de cinema Robin Wood, o significado de um filme de Hitchcock ‘estava no método, na progressão de plano a plano. Um filme de Hitchcock é um organismo, com o todo manifestando-se em cada detalhe e cada detalhe estando ligado ao todo.’ Na verdade, o suspense de Hitchcock trouxe imensas inovações técnicas nas posições e movimentos das câmaras, nas elaboradas edições e nas surpreendentes bandas sonoras e efeitos de luz, que realçam os efeitos de tensão e terror. A sua obra seria ainda para sempre reconhecida por características como a inocência do vilão, o espectador participante e conhecedor da identidade do assassino, pela presença do próprio realizador no elenco e ainda pela criação do conceito do MacGuffin, um termo que usava para inserir na narrativa um objeto sem relevância, mas que servia de pretexto para a evolução da história.
Realizou mais de 53 filmes, em 60 anos de carreira, e marcou e inspirou, como ninguém, a história do cinema com a sua filmografia inovadora e peculiar. Curiosamente, nunca ganhou um Óscar®, apesar de ter sido nomeado seis vezes, cinco como realizador e uma como produtor. Acabaria, contudo, por receber da Academia o Prémio Irving G. Thalberg, pelo conjunto da sua obra, em 1967. Uma obra que poderá ser revisitada agora nos Canais TVCine, de 24 de outubro a 5 de dezembro, sempre às quintas-feiras, às 22h00.
Deixamos-te a grelha dos filmes para não perderes nenhum dos filmes:
- Mentira! | 24 de outubro, quinta-feira, às 22h00
- A Corda | 31 de outubro, quinta-feira, às 22h00
- A Janela Indiscreta | 7 de novembro, quinta-feira, às 22h00
- O Homem Que Sabia Demais | 14 de novembro, quinta-feira, às 22h00
- A Mulher Que Viveu Duas Vezes | 21 de novembro, quinta-feira, às 22h00
- Psico | 28 de novembro, quinta-feira, às 22h00
- Os Pássaros | 5 de dezembro, quinta-feira, às 22h00