“Past Perfect” o filme português de Jorge Jácome venceu o Grande Prémio do Festival de Curtas Metragens de Hamburgo, anunciou ontem a Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português.
A curta-metragem de 29 minutos teve a sua estreia mundial em fevereiro deste ano no Festival de Berlim na competição de Berlinale Shorts.
Vê também: Quem vai receber os Óscares honorários?
O júri da 35ª edição do festival de Curtas Metragens de Hamburgo foi composto pelo realizador e diretor do festival Curtocircuito, Pela del Álamo, pelo programador do festival de Roterdão, Peter Van Hoof, pela programadora do festival IndieLisboa, Ana David, pela realizadora Jennifer Reeder e pelo distribuidor da Kinoscope, Pawel Wieszczecinski.
“Past Perfect” deriva de uma peça de teatro trabalhada ao nível da componente visual por Jorge Jácome. “Antes” de Pedro Penim, foi reescrita de modo a ser adaptada às interrogações pessoais e ao contexto cinematográfico de Jácome.
Jácome considera o filme premiado como “um balanço e um ponto de situação” sobre o que faz e para onde quer seguir com a sua carreira no cinema.